sexta-feira, 25 de março de 2011

Os impactos das novas tecnologias na educação

O grande impacto da tecnologia em relação à educação está no futuro das pessoas e, especialmente, daqueles que hoje estão iniciando sua alfabetização. Essa revolução dos computadores e da internet trouxe, dentre outros impactos, uma polêmica entre pais e educadores. A principal questão é se o computador será prejudicial ou benéfico para a educação e no comportamento do aluno. De qualquer forma, a informática torna o raciocínio da criança mais rápido e aberto à aprendizagem. Pressupõe-se que; se a criança/aluno diferenciar a hora de brincar da hora de viver/estudar e, sobretudo, se não viciar, os computadores podem ser grandes aliados na tarefa educacional. Junto com os pais, os professores devem estabelecer limites para uso do computador e da internet. Ao usar o computador a criança deve ser bem orientada, devendo ainda, também se relacionar com outra criança para a sua socialização. Em meio aos jogos e outras maravilhas do computador, é dever dos pais e educadores incentivar as crianças quanto a sua utilização e expor os problemas relacionados ao vício. Devemos ter em mente que, ao falarmos de crianças e pessoas mais jovens do que nós, por mais que as novas tecnologias sejam novas para nós, não o é para as pessoas mais jovens. Ao conviver  num meio com maior opção de vida, as crianças, por certo, crescerão saudavelmente e normais a qualquer tipo de comportamento desviado pelo uso excessivo das máquinas.




















Quando se dispõe de um recurso de informática, os educadores poderão controlar o uso do mesmo para um melhor aprendizado. De qualquer modo, os dispositivos da informática é inegável para o aluno ampliar seus conhecimentos. Este é um dos motivos pelos quais a educação está sendo beneficiada pela informatização cada vez mais crescente. A internet permite tanto ensino individualizado como o trabalho cooperativo e em grupo entre alunos. O computador vem se destacando principalmente pelo interesse que causa nos alunos. Curiosos e entusiasmados para aprenderem a mexer, eles ficam atentos a todo tipo de orientação e novidade relacionada ao computador e a internet. Outra questão a ser considerada, é que nesse novo sistema do mundo tecnológico, o professor passa a não ser mais o detentor de todo o saber, e sim um orientador, um intermediário entre o aluno e os conhecimentos que a rede pode fornecer e a máquina organizar. A informática tem o poder de entreter mesmo aqueles alunos  com dificuldades de comunicação e concentração. A internet abre um vasto caminho entre o mundo e aquele que se sente, ou melhor, sentia-se distante de sua própria realidade. Portanto, educar no mundo de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores que em muito facilitou o dia-a-dia dos indivíduos.

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